Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de educação
27/11/2012 14:35:45
O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. (........)
Cultura e impactos econômicos
Tidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura.
Alemanha, Estados Unidos e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos. O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos (...... ) Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, vê-se enormes diferenças entre os dois países, mas um "valor moral" concedido à educação muito parecido.
O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
(Folha)
Fonte: http://www.maisumonline.com.br/noticiaaberta.php?key=18818
_________________________________________________________________________________
Para que hajam melhorias significativas, o silêncio, a surdez, a cegueira e os grilhões que dominam "os miseráveis acariciados" por um confortinho esmolado necessitam ser banidos. Esse misero confortinho individual não deve se sobrepor à dignidade humana para todos os brasileiros. É preciso lembrar que foi através de muito trabalho e muita atitude que o Brasil se tornou um país democrático de direito. Muitos homens, mulheres, trabalhadores e estudantes agiram para conquistar a maravilhosa democracia desejada. As liberdades conquistadas estão a ser tiradas aos poucos. Algumas são retiradas de forma brusca, outras de forma tão cirúrgica que não se sente dor suficiente para reagir. O ensino excelente não deve ser para os poucos que conseguem o pagar dentro e fora do país. Deve ser proporcionado a todos de forma que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de desenvolver suas capacidades. A continuidade do descaso com a Educação no Brasil multiplicará Brasileiros sub diplomados, subempregados e sub educados, tudo isso provocado por governos insanos e pela inércia social a qual não se mobiliza para alcançar os resultados necessários.
Olivar Dias
Olivar Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário